quarta-feira, 8 de junho de 2011

Educação para o consumo

Bem, como todos temos ouvido falar ultimamente muito na crise que o país atravessa, eis algumas dicas sobre economia doméstica para poupar no dia-a-dia:
- troque as lâmpadas: as lâmpadas fluoresecentes compactas permitem uma poupança de quase 35 euros por ano;
- seja energeticamente eficiente: na compra ou uso de aparelhos "amigos do ambiente", podemos poupar cerca de 28 euros anualmente;
- desligue os aparelhos da tomada: parecendo que não, é relamente possível poupar alguns euros se, por exemplo, não deixarmos as TV ligadas em stand-by;
- acabe com desperdícios de água: é possível poupar cerca de 32 euros por ano se, por exemplo, fecharmos a torneira enquanto lavamos a loiça ou os dentes;
- escolha produtos de marca de marca branca: a poupança é de mais de 300 euros por ano!!!
- calcular bem o orçamento mensal e pensar onde se pode cortar.

Vamos lá apertar o cinto!!!

domingo, 22 de maio de 2011

Dimensões oficiais para as piscinas

As dimensões oficiais para piscina de cinquenta metros são:
  • 50 metros x 21 metros – oficial FINA ou 25m; 
  • oito raias de 2,5 metros e 0,5 metros entre as raias e as laterais - no caso da largura ser de 21 metros e, dez raias de 2,5 metros.
As raias não devem ter menos do que 2,0 metros. As bandeirolas do nado costas ficam a 5 metros de cada borda e devem estar a uma altura de 1,8 metros de altura em relação ao nível da água.
A piscina deve contar ainda com blocos de partida de plataforma 0,5 metros x 0,5 metros, estando a plataforma com 0,5 metros a 0,75 metros de altura em relação ao nível da água. Para a piscina de 25 metros a largura será de 21 metros, com oito raias de 2,5 metros e 0,5 metros entre as raias laterais e a borda. Permanecendo as distâncias acima mencionadas idênticas.

Mergulho Aquático

O mergulho é uma prática muito antiga que consiste na exploração submarina utilizando-se ou não de equipamentos especiais.
   Existem três tipos de mergulho
  •  mergulho livre;
  • mergulho autónomo;
  •  mergulho dependente ou semi-autónomo.
O mergulho livre ou de apneia é a modalidade em que o mergulhador não usa equipamentos para respiração subaquática.
   No mergulho autónomo o mergulhador é auxiliado por equipamentos que ele carrega consigo, que lhe permitem respirar debaixo de água.
   No mergulho dependente, o suplemento de ar não é levado pelo próprio mergulhador, sendo a alimentação feita a partir da superfície por intermédio de um compressor de ar e de uma mangueira.
   Para um mergulho seguro, é necessário o uso de equipamentos que proporcionarão tranquilidade, conforto e, obviamente, segurança ao mergulhador.


Natação Sincronizada

A natação sincronizada é um desporto híbrido, que inclui conceitos da natação, da ginástica e da dança, consistindo aos nadadores executar uma rotina sincronizada de movimentos elaborados e dramáticos na água, acompanhada de uma música.
A natação sincronizada exige habilidades de primeira ordem na água ao exigir força, resistência, flexibilidade, benevolência, arte e o sincronismo preciso, sem mencionar o controlo excepcional da respiração quando estiver de cabeça para baixo na água.




Águas abertas

Designa-se por natação de águas abertas, natação de alto mar, natação de águas livres, natação de longa distância ou natação de fundo a natação de grandes distâncias, realizada em lagos, rios ou mar aberto. Normalmente, toma a forma de travessias ou provas de mar.
Dadas as grandes distâncias percorridas, é por vezes designada por maratona aquática, embora não sejam disputadas distâncias iguais à longa corrida terrestre de mais de 42 km.
O nadador é equipado com fato de banho, óculos de protecção, touca de banho, e deverá proteger-se com gordura na pele (por causa do frio e de irritações devidas ao sal). Equipamentos de mergulho, feitos de neoprene, por exemplo, são proibidos.


Saltos para a Água

Saltos artísticas ou saltos para a água são os nomes dados ao conjunto de habilidades que envolve saltar de uma plataforma elevada ou trampolim em direcção à água, executando movimentos estéticos durante a queda. É considerado um desporto de técnica plástica e flexível. Procedente de um movimento natural do ser humano, o ato de saltar, o desporto limita as possibilidades a uma plataforma de dez metros de altura, tendo seis quesitos avaliados.
Seu principal aparelho é o trampolim, onde seus praticantes realizam seus treinos, que requer do saltador a destreza para utilizá-lo. Durante as competições, em virtude da complexidade de avaliação, vários árbitros são convidados a participar do julgamento, calcado em cinco etapas.

Pólo Aquático

O pólo aquático é um desporto colectivo, é semelhante no princípio básico do andebol. As equipas devem tentar jogar a bola dentro da baliza adversária, defendido pelo guarda-redes, mas é praticado dentro de uma piscina.

Cada equipa é formada por sete jogadores e seis suplentes, e o campo de jogo é um piscina de no mínimo 20 e no máximo 30 metros de comprimento - distância entre os dois golos - no mínimo 10 e no máximo 20 metros de largura e a profundidade mínima de 2 metros. O golo é uma baliza de 3 metros de largura e 90 centímetros acima da superfície da água.
   As duas regras básicas oficiais são:
  • A bola não pode ser segurada com as duas mãos juntas por qualquer jogador com excepção do guarda-redes;

  • A bola não pode ser afundada por qualquer jogador quando atacado.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Mariposa

No estilo mariposa, o atleta também fica com o peito voltado para o fundo da piscina, mas move os dois braços ao mesmo tempo para a frente por cima da água e produz um movimento também sincronizado com as pernas, para cima e para baixo, semelhante ao movimento da cauda de um golfinho.

Costas

O estilo costas é semelhante ao crol, sendo praticamente uma inversão deste, ficando o atleta com o peito voltado para cima, e as costas voltadas para o fundo da piscina.

Crol

No estilo crol, o atleta posiciona-se com o peito voltado para o fundo da piscina, em posição horizontal ao nível da água, executando movimentos circulares alternados com os braços em posição paralela ao corpo, as pernas movimentam-se para cima e para baixo também alternadamente.


Bruços

No estilo bruços, o primeiro a surgir, o atleta fica com o peito voltado para o fundo da piscina, arremessando os dois braços em simultâneo por baixo de água, produzindo um movimento sincronizado com as pernas, num movimento semelhante ao de uma tesoura.


Natação pura

A natação pura, normalmente conhecida, só por natação, é a prática da natação de competição em piscina, envolvendo os 4 estilos básicos: crol, bruços, costas e mariposa. Normalmente os nadadores escolhem efectuar estas provas em crol por ser o mais rápido dos 4 estilos. Insere-se nos desportos aquáticos e faz parte dos Jogos Olímpicos modernos desde o seu início em 1896.
Cada um destes estilos tem especificações próprias em relação ao posicionamento do tórax do atleta e ao movimento das pernas e dos braços.


Modalidades

Existem seis modalidades distintas na especialidade de natação:
  • Natação pura;
  • Pólo aquático;
  • Saltos para a água;
  • Águas abertas;
  • Natação sincronizada;
  • Mergulho aquático.

Natação

A modalidade referida é a capacidade do Homem e de outros animais se deslocarem, através de movimentos efectuados no meio aquático, geralmente sem ajuda externa.
A natação é uma actividade que pode ser simultaneamente útil e recreativa. Normalmente, quem pratica natação tem a ver com recreação, balneares, para a pesca, prática de exercício físico ou simplesmente para praticar desporto federado.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ciclocross

O ciclocross é uma variedade de competição de ciclismo. Foi criado por ciclistas europeus de estrada com a finalidade de manter o seu condicionamento físico durante o outono e inverno, período em que as provas eram raras.


Trial

O TT Trial é uma prova de Todo-o-Terreno para a qual a habilidade, regularidade e resistência dos pilotos constituem a base dos resultados.
As provas são cumpridas em percursos fora de estrada onde se disputam Secções Controladas, troços de avaliação da destreza dos pilotos. É atribuído um tempo ideal para cada piloto cumprir a prova na sua totalidade.


BTT (Mountain Bike)

É um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objectivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos.
O BTT é praticado em estradas de terra, trilhos de fazendas, trilhos em montanhas e dentro de parques e até na Cidade.


BMX

É uma forma de ciclismo ou de determinado tipo de bicicleta geralmente que fazem o uso de rodas de 20 polegadas de diâmetro. Também existe a categoria de bmx freestyle, ou bmx street, bmx dirt e tambem bmx park.


Ciclismo de Pista

O Ciclismo de Pista é um tipo de competição desportiva, derivada do ciclismo, disputada em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromo.
O ciclismo de pista tem origem no final do século XIX e seu primeiro campeonato mundial aconteceu em 1895.

Ciclismo de Estrada

É um tipo de competição desportiva, derivada do ciclismo, disputada em estradas utilizando bicicletas próprias.
O ciclismo de estrada é um desporto bastante popular no mundo inteiro, mas principalmente na Europa. Os países com maior número de competidores são a Alemanha, a Bélgica, a Espanha, a França, a Itália e a Suíça.

Ciclismo

Ciclismo é um desporto de corrida de bicicleta cujo objectivo dos participantes é chegar primeiro a determinada meta ou cumprir determinado percurso no menor tempo possível.

O Ciclismo iniciou-se em Inglaterra a meados do século XIX e é dirigido por diversas regras.

Existem várias categorias nesta modalidade:
  • Ciclismo de Estrada;
  • Ciclismo de Pista;
  • BMX;
  • BTT (Mountain Bike);
  • Trial;
  • Ciclocross.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Trabalho de Projecto

Este blog foi criado no âmbito da disciplina de TIC, para o trabalho de projecto.
Este projecto tem como tema principal: Desporto e subtemas: Ciclismo e Natação.

Irá ser realizado um questionário para as turmas do Curso Tecnológico de Desporto da Escola Secundária Vitorino Nemésio da Praia da Vitória situada na Ilha Terceira, Açores.